terça-feira, 19 de junho de 2012

Ferramenta de Gerenciamento de Segurança de rede

Ferramenta de Gerenciamento de Segurança de rede
Um dos pontos mais importantes quando estamos falando de segurança de um computador é o “monitoramento” dos serviços e processos do mesmo, podemos usar como exemplo o seu computador. Nesse momento o seu computador esta conectado a Internet, vários dados estão entrando e saindo do seu computador sem que você perceba, a questão é quais dados estão entrando e saindo? Qual a sua estrutura de rede? Você tem algum programa (firewall) que filtra esses dados, impedindo que dados maliciosos entrem em seu computador?
Ao monitorar todos ou parte dos dados que entram e saem do seu computador, você garante uma segurança mais forte para o mesmo, aliando isso a um monitoramento da estrutura de rede física e virtual e o monitoramento dos programas instalados em seu computador, a segurança será ainda mais forte.
Como ninguém tem paciência ou tempo para ficar na frente do monitor 24hs por dia, para analisar cada dado que entra e sai do seu computador ou cada processo executado, o jeito é contar com programas que automatizam esses processos, ou seja, ele só irá lhe consultar se algo de errado ou malicioso for encontrado, o bom disso é que existem programas que além de monitorar processos de entrada e saída, eles ainda fazem uma grande parte de tudo que acabei de dizer acima, como monitoramento de componentes físicos da rede e monitoramento de programas e sistemas.
O OSSIM (Open Source Security Information Management) ou Alien Vault Open Source SIEM é sistema Linux com diversas ferramentas voltadas a segurança da informação, que agindo em conjunto, concedem um ambiente incrível para administradores de rede e de sistemas ou usuários comuns, que possibilita um monitoramento detalhado de uma rede.
O bom do OSSIM é que ele conta com uma interface gráfica (GUI) bem simples e objetiva que pode ser acessada através do navegador web de um dos PCs que esteja na rede, o que permite com que o usuário visualize o que quer na hora que quiser, além disso, o OSSIM também pode funcionar como IPS (Intrusion Prevention System), prevenindo sua rede contra intrusos.
Como o próprio nome do sistema já diz, o OSSIM é um sistema gratuito e aberto, para baixa-lo basta acessar o site oficial do projeto. Atualmente o OSSIM esta na versão 3.0 e possui versão 32 bits (x86) e 64 bits (x64), sendo que os desenvolvedores do sistema, recomendam explicitamente a versão 64 bits, por possuir mais recursos e ser a versão que será continuada nos próximos lançamentos, como a versão 4.0 do OSSIM.
Se você é um amante de hacking e segurança da informação, você não pode deixar de testar esse sistema.

"As informações contidas neste e-mail, inclusive nos seus anexos, são confidenciais, protegidas legalmente e só podem ser utilizadas com exclusividade pelo seu destinatário. São proibidas a divulgação, cópia e distribuição desta mensagem por quem a recebeu por erro e poderá ser considerado ato ilegal. O seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Se você não for o verdadeiro destinatário deste e-mail deverá avisar ao remetente e excluir de seu computador. Grato pela compreensão e cumprimento de nossa Política de Segurança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário